No-break

O no-break é um aparelho que filtra a energia elétrica que chega aos equipamentos, fornecendo energia de qualidade e impedindo interrupções não programadas no fornecimento de eletricidade, como ocorre em caso de blecautes.

Uma tradução literal do inglês para no-break seria “sem pausa”, fazendo referência justamente a ininterrupção de energia proporcionada por estes equipamentos. Uma curiosidade sobre o no-break é que ele é conhecido por este nome apenas no Brasil, em qualquer outro país este equipamento é chamado de UPS (Uninterruptible Power Supply).

Para que serve o no-break

O UPS, ou no-break, possui duas funções básicas:

1 – Backup de energia

O nobreak funciona como uma reserva de energia em caso de necessidades. Ele proporciona um tempo de autonomia para que tarefas sejam concluídas ou que ações sejam tomadas caso o tempo de interrupção de energia elétrica da concessionária seja maior do que o período suportado pela bateria do no-break.

2 – Proteção de energia

Outra função do no-break, não menos importante, é “limpar” a energia fornecida pelas concessionárias, para que a eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perda de dados e danos a qualquer equipamento que esteja ligado a ele.

Estes dispositivos são muito usados em computadores, servidores e outros aparelhos cuja interrupção pode acarretar prejuízos importantes. No entanto, ele também pode ser usados em outros equipamentos ligados à rede elétrica, como eletrodomésticos, TVs e videogames.

Os aparelhos eletrônicos podem tolerar pequenas variações nas especificações do suprimento de energia. Porém, caso a diferença seja significativa, o fornecimento de energia pode ser interrompido. Os no-breaks geralmente protegem computadores, servidores e aparelhos contra os principais problemas da rede elétrica que podem danificar os equipamentos, causar perda ou corrompimento de dados e/ou ainda alterar os resultados esperados para aquele determinado equipamento.

Como funciona o no-break

Existem diferentes tecnologias de no-breaks, e cada uma delas impõe um funcionamento diferente para o sistema. As principais são: stand-by ou off-line, interativa e online dupla conversão.

No-breaks standby ou off-line

Os no-breaks standby permitem que os equipamentos desliguem a energia da rede até que o no-break detecte um problema. Quando isso acontece, o no-break passa a fornecer energia para os equipamentos conectados a ele através de sua bateria, para protegê-los contra quedas bruscas, surtos ou falta de energia. Como a faixa de operação normal é geralmente restrita, o no-break terá que recorrer frequentemente às baterias, o que pode reduzir a autonomia da bateria e sua vida útil.

no-break

Grade Lista

Ajustar Direção como Decrescente

3 Item(s)

Grade Lista

Ajustar Direção como Decrescente

3 Item(s)